A História do Motociclismo no Brasil tem início em São Paulo, aproximadamente no ano de 1919. No circuito de Itapecerica, muito tradicional na época, foram percorridos 240km e o vencedor foi Guilherme Spera. A primeira corrida realizada fora de São Paulo só ocorreu em 1932, no Rio de Janeiro.
Durante a Segunda Guerra o Motociclismo enfrenta riscos devido ao racionamento de combustíveis e a proibição da importação dessas motos (geralmente italianas). Em 1948 surge a Confederação Brasileira de Motociclismo e um ano depois acontece a sua filiação à FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme). O grande trauma no Motociclismo Nacional ocorreu no ano de 1954, quando na tentativa de organizar uma competição internacional, feita por políticos paulistas, a CBM fica suspensa por um período de dez anos pela FIM. Mesmo assim o Motociclismo Nacional só volta a adquirir forças no ano de 1972, quando há uma retomada desse esporte no Brasil e de credibilidade no exterior.
Motocross
Desde sua primeira prova no início do século, somente alguns anos mais tarde, na Holanda e na Bélgica, recebeu o nome de Motocross, apesar da Inglaterra ser o país onde nasceu o motociclismo fora de estrada.
Em 1947, na Holanda, foi realizada a primeira prova internacional, com motos de 500 cilindradas, denominada Motocross das Nações.
Os primeiros Campeonatos Mundiais de Motocross das categorias 500cc, 250cc e 125cc, iniciaram-se em 1957, 1962, e 1975 respectivamente.
No Brasil, o Motocross passou por fases gloriosas, com grandes eventos e patrocinadores. Em meados de 1985, a Yamaha importou dois pilotos norte americanos, Rodney Smith e Kenny Keylon, que com suas pilotagens radicais mudaram completamente a prática do esporte, já que os brasileiros tinham um estilo europeu na tocada da moto.
Outros pilotos estrangeiros passaram pelo Campeonato no Brasil, mas Rodney Smith foi uma presença muito forte e marcante, incentivando jovens pilotos com técnicas mais agressivas.
Como forte evento, os Campeonatos patrocinados pelas marcas de cigarros Marlboro e Hollywood, contribuíram para a rápida explosão do Motocross. No caso do Campeonato Hollywood, as etapas sempre foram bem organizadas, com belas pistas, sempre com gates lotados, inclusive as arquibancadas.
Inicialmente denominado Hollywood Motocross, com motos nacionais e posteriormente com motos importadas, passou para o Supercross mantendo sempre o mesmo brilho.
Quando se fala em motos para a prática de motocross e supercross, verificamos a existência marcante dos japoneses no mercado, cada marca com sua vedete, diferenciada inicialmente pelo visual colorido.
As Hondas são vermelhas, Yamahas azuis, Suzukis amarelas e as Kawasakis verdes. Apesar das fábricas japonesas, uma empresa européia é destaque nas competições, que é a KTM.
Do início do esporte até nossos dias, as motos foram totalmente modificadas, nas suspensões, quadros, motores e outros itens, muito em função da radicalização do esporte, com provas mais agressivas, curtas e obstáculos arrepiantes.
No início, o cross era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, que embora modificadas, ainda eram muito pesadas e pouco ágeis. Relata a História do Motocross que foi um piloto inglês quem construiu a primeira motocicleta específica para a modalidade, uma moto esportiva. A primeira competição internacional foi na França, em 1939, mas por muito tempo o motocross não seria reconhecido internacionalmente como esporte. A partir disso, outras modalidades foram criadas, como o Motocross Madness
Inicialmente denominado Hollywood Motocross, com motos nacionais e posteriormente com motos importadas, passou para o Supercross mantendo sempre o mesmo brilho.
Quando se fala em motos para a prática de motocross e supercross, verificamos a existência marcante dos japoneses no mercado, cada marca com sua vedete, diferenciada inicialmente pelo visual colorido.
As Hondas são vermelhas, Yamahas azuis, Suzukis amarelas e as Kawasakis verdes. Apesar das fábricas japonesas, uma empresa européia é destaque nas competições, que é a KTM.
Do início do esporte até nossos dias, as motos foram totalmente modificadas, nas suspensões, quadros, motores e outros itens, muito em função da radicalização do esporte, com provas mais agressivas, curtas e obstáculos arrepiantes.
No início, o cross era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, que embora modificadas, ainda eram muito pesadas e pouco ágeis. Relata a História do Motocross que foi um piloto inglês quem construiu a primeira motocicleta específica para a modalidade, uma moto esportiva. A primeira competição internacional foi na França, em 1939, mas por muito tempo o motocross não seria reconhecido internacionalmente como esporte. A partir disso, outras modalidades foram criadas, como o Motocross Madness
Aqui voce encontra um pequeno perfil dos maiores pilotos nacionais, é uma celebração ao talento, numa tentativa de agradecer pelos momentos de emoção que nos proporcionaram e de não deixar que caiam no esquecimento.